Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é o começo de uma longa jornada estudantil que exigirá do aluno esforço, compromisso, dedicação e adequação a uma nova rotina de trabalho na escola e em casa. É um período que faz a criança crescer na própria autoestima, pois ela percebe o quanto é capaz e o quanto pode contribuir com o meio no qual vive. O aluno entrará em contato, de modo mais sistematizado, com o conhecimento elaborado pela humanidade. Ao longo dos anos ele terá a oportunidade de aprimorar seu aprendizado de leitura e escrita, de matemática elementar e de ciências – naturais e sociais.

Nos anos iniciais, as propostas pedagógicas são coordenadas por professores polivalentes, em cada série, responsáveis pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Filosofia, Arte e Inglês. Esses profissionais garantem a vivência, por parte das crianças, do conhecimento como um conjunto integrado. Também trabalham as relações entre os alunos com vistas à construção de um clima de convívio adequado e saudável – de respeito, solidariedade, amizade e compromisso - para a realização das atividades.

As disciplinas de Educação Física, Inglês e Ensino Religioso são ministradas por professores especialistas. Essas aulas objetivam aprofundar o conhecimento das áreas por parte dos alunos; ampliar suas relações pedagógicas, sociais e afetivas; e prepará-los gradativamente para a segunda etapa do Ensino Fundamental.

Material Didático

O Ensino Fundamental I do Colégio Auxiliadora utiliza a coleção da Editora Edebê. A ferramenta privilegia a construção dos conhecimentos e assegura a formação integral do aluno, por meio do desenvolvimento de valores e da consciência crítica com relação à identidade cultural, social e religiosa. Isso porque, além do conhecimento em áreas específicas, os autores também possuem afinidade com os princípios pedagógicos e educacionais do Sistema Preventivo Salesiano.

O material favorece as habilidades de leitura, escrita, resolução de problemas, mobilização de informação e o trabalho coletivo e interdisciplinar, promovendo um ensino significativo e contextualizado. Neste processo, a escola é vista como lugar privilegiado de acolhida; o professor é referência para a criança, provocador da curiosidade, do diálogo e da autonomia.

© 2020 por Dom Bosco Três Lagoas. Orgulhosamente CSDB-TL

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Branca ícone do YouTube